Edward Snowden: governos vão destruir a poupança dos cidadãos com CBDCs

As moedas digitais de bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês) foram criticadas por Edward Snowden na última sexta-feira (8). Para o ex-consultor de segurança, as CBDCs são uma “subversão” que o estado fez do conceito de criptomoedas.

Snowden também alertou que essas moedas podem causar danos irreversíveis aos cidadãos dos países, em discordância de um artigo do New York Times defendendo as CBDCs. De fato, Snowden escreveu seu artigo em resposta ao autor do artigo do Times, Dr. Eswar Prasad.

Riscos e controle das CBDC

Intitulado Your Money AND Your Life (Seu dinheiro e sua vida), Snowden primeiramente alerta sobre o conhecido problema dos juros negativos. De acordo com esta teoria, a digitalização do dinheiro facilitará aos estados impor taxas negativas, ou seja, cobrando para os clientes deixarem dinheiro nos bancos.

Porém, Snowden faz um alerta: essas políticas podem resultar no fim das poupanças e, portanto, prejudicar os cidadãos dos países.

“O Fed poderia [então] impor uma taxa de juros negativa. Essa taxa reduziria gradualmente os saldos eletrônicos nas contas de moeda digital de todos”, diz o ex-consultor.

Estímulo ao gasto e “criptofascismo”

Nesse sentido, os juros negativos funcionam como descontos de dinheiro. Isto é, o estado cobra pelo simples fato do dinheiro estar parado.

A medida visa estimular o consumo e investimentos em classes de ativos mais arriscadas. E esse risco de penalização dos pupadores também é destacado no artigo.

“CBDCs são uma ‘ferramenta política útil’ para aniquilar casualmente as poupanças de cada trabalhador assalariado no país se eles não gastarem rápido o suficiente.”, diz o artigo.

No entanto, Snowden foi ainda mais agressivo no texto, usando o termo “criptofascismo” para se referir às moedas de bancos centrais. O consultor destacou que as CBDCs são projetadas para negar a seus usuários a propriedade básica de seu dinheiro e colocar o Estado como mediador de todas as transações.

Em 2013, Snowden expôs vários segredos de espionagem do governo dos EUA, incluindo a vigilância de outros líderes nacionais. Atualmente, Snowden está na Rússia protegido por asilo político.

Leia também: Outra ‘empresa de criptomoedas’ fecha as portas e desespera clientes em Cabo Frio

Leia também: Bundesliga fecha parceria com Sorare para Fantasy Football Game

Leia também: Cinco frases clássicas escritas por Satoshi Nakamoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.