Descomplicando finanças: hábitos para uma vida financeira saudável

Convenhamos, adotar novos hábitos financeiros de uma hora para outra não é algo fácil. É necessário o desenvolvimento de práticas saudáveis que ajudam a vida de maneira positiva, resultando em segurança para o futuro.

Entretanto, para que tudo isso aconteça, dar o primeiro passo é importante. Além disso, também são necessários persistência e planejamento. 

Sabendo que muitas pessoas têm dificuldade nesse quesito, listamos hábitos que são eficazes para auxiliar nas finanças. E, claro, serão uma grande fonte de inspiração para você que está começando a se preocupar com o tema!

Como ter uma boa organização financeira

Para ser de fácil acesso, listamos dicas a serem seguidas e que vão permitir que você consiga ter o resultado que tanto deseja:

  1. Conheça de perto a situação real das suas finanças;
  2. Faça uma planilha e documente todos seus gastos;
  3. Nunca gaste mais do que seu salário;
  4. Quite suas dívidas o quanto antes;
  5. Tenha uma reserva financeira;
  6. Procure conhecer mais sobre finanças;
  7. Tenha um planejamento financeiro;
  8. Defina seus objetivos financeiros futuros.

Conheça de perto as suas finanças

O primeiro ponto para conseguir organizar sua vida financeira é saber a situação das suas finanças: extrato bancário, fatura do cartão, etc. Tenha noção de suas despesas e se estas fazem sentido para sua vida orçamentária.

Jamais esqueça de prever possíveis gastos, como impostos, por exemplo. Sabendo de todas essas informações e garantindo que tudo está em equilíbrio, é o momento de elaborar um plano de ação.

Para isso, tenha metas estabelecidas para cada categoria de despesa, com a previsão do valor disponível para gastar. O restante, você pode analisar o quanto pode ser aplicado como investimento. 

Faça uma planilha e documente todos seus gastos

Uma planilha com todas as suas finanças pessoais será seu guia de bolso: é nele que você recorrerá sempre que achar que necessita comprar algo. Todas as despesas, inclusive o café e o estacionamento do shopping, devem estar inseridas.

Esse documento será uma espécie de mapa com seus rastros financeiros e é imprescindível para mudar a sua vida econômica.  

Nunca gaste mais do que o seu salário

Após analisar cuidadosamente toda sua vida financeira, é a hora de agir. Se suas receitas superam os custos, você está no caminho certo. Você só precisa manter exatamente essa atitude.

Caso a resposta seja o contrário, a luz vermelha está piscando e você deve tomar uma atitude o quanto antes: deve cortar despesas e/ou aumentar as receitas para entrar nos eixos. O fato é que para conseguir investir dinheiro, é necessário aprender a viver com apenas 70% dos seus ganhos.

Os outros 30% serão destinados a investimentos de longo prazo, como previdência privada ou seguro de vida. 

Quite suas dívidas o quanto antes!

Se você estiver endividado, leia com atenção esse tópico: você precisa com urgência acabar com débitos em aberto! Uma maneira é buscar credores para tentar renegociar suas dívidas esses valores.

Comece pelas dívidas que têm os juros e as taxas mais elevadas, como, por exemplo, o cheque especial. Se for necessário, venda algum bem para livrar-se dessa dívida; outra maneira é solicitar uma linha de crédito com taxas menores, como um empréstimo consignado, para tentar reorganizar sua vida financeira. 

Tenha uma reserva financeira

Esse é um tópico de extrema importância, afinal nunca sabemos quando imprevistos podem ocorrer: um problema de saúde na família, uma viagem de emergência ou um reparo técnico em casa.

Separar uma quantia em espécie ou conta poupança são algumas das ferramentas para se prevenir como um colchão de solvência para as adversidades e os compromissos financeiros assumidos de forma inevitável.

Procure conhecer mais sobre finanças

Tornar-se uma pessoa antenada na economia do país pode lhe trazer um conhecimento maior. Além disso, surgirão oportunidades para fazer do dinheiro alocado em investimentos, uma fonte alternativa de renda.

Ao compreender o mundo das finanças, o seu capital pode ser melhor aproveitado. Já que entendendo de juros, inflação e investimentos, possa ser encorajador para aportes prudentes no mercado financeiro.

Tenha um plano financeiro

Traçar uma estratégia ou cronograma é uma maneira para definir seus objetivos pessoais e priorizar aqueles que exigem maior esforço para alcançá-lo.

Um bom plano financeiro auxiliará na conquista de um objetivo pré-determinado: a de priorizar seu tempo, dinheiro e ter ciência dos recursos necessários, ao longo do tempo, para adquirir novos bens e realizações pessoais.

Defina seus objetivos financeiros futuros

Partindo do princípio que há um valor limite disponível para o mês, defina um target para cada setor. É imprescindível separar os custos fixos inevitáveis como pagamento de empréstimos, por exemplo. Do valor restante, os gastos serão destinados ao padrão de vida e prioridades do indivíduo como roupas, atividades de lazer, presentes e etc.

Ao separar um dinheiro para um fim específico, no meio dos gastos mensais, já é uma atitude preciosa para alcançar o seu objetivo financeiro.

Ferramentas para organizar sua vida financeira

Com a internet e o acesso fácil a aplicativos, existem inúmeras opções de ferramentas que vão te ajudar se organizar financeiramente.

Para quem gosta de ter tudo na palma da mão, pode optar por um aplicativo de controle financeiro. Atualmente existem diversas opções disponíveis e você pode escolher a que mais lhe agrada.

Já para quem quer um controle ainda maior, pode optar por utilizar uma planilha. Com ela você pode ter um acompanhamento detalhado de tudo que envolve suas finanças, além de opções para também acompanhar dívidas e investimentos.

Como agir em momentos incertos?

Em alguns momentos de pressão, no entanto, devemos fazer escolhas. A incerteza põe em cheque a nossa razão e podemos acabar metendo os pés pelas mãos. Todavia, se já estivermos mais antenados e previamente informados, fazer a opção por um empréstimo pode ser a escolha certeira, como no caso da casa própria.

Para facilitar a sua vida, citaremos dois simuladores online, que através dos links abaixo, vão te ajudar a comparar as menores taxas e com os melhores prazos para pagamento:

Vida financeira saudável

É notável que para você conseguir ter uma vida financeira saudável, equilíbrio é a palavra mais importante para adotar no seu dia a dia. Pode parecer complicado, mas com paciência e organização, as finanças serão mais fáceis de serem controladas.

E você, concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo o que você acredita que pode ser mais desafiador para lidar com as finanças!

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

 

Leia também: Veterano do mercado brasileiro de criptomoedas conta como tudo era no início

Leia também: Análises nos gráficos do Ethereum, Cardano, Shiba Inu e Bitcoin

Leia também: Baleias estão sacando 2.000 BTC diariamente de exchanges, aponta relatório 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.