Código fonte da internet vira NFT e será leiloado

Criador da web Tim Berners-Lee irá leiloar o código-fonte de sua invenção como token não fungível (NFT, sigla em inglês). Arquivos originais do World Wide Web (WWW), bem como uma carta do programador, compõem o ativo digital.

A casa de leilões Sotheby’s, responsável pelas negociações, anunciou que os lances serão feitos entre os dias 23 e 30 de junho.

A comercialização do NFT representa a primeira vez que Berners-Lee lucra através da sua invenção, a qual nunca foi patenteada.

Código WWW em NFT

As mais de 9 mil linhas do World Wide Web foram transformadas em NFT e serão leiloadas no final deste mês.

Seu criador, Berners-Lee, desenvolveu o código e o primeiro navegador entre 1989 e 1991. No entanto, o programador nunca patenteou o projeto.

À época, a Organização Europeia para Investigação Nuclear (CERN, sigla em inglês), laboratório em que o programador atuava, disponibilizou o código gratuitamente ao público.

Agora, Berners-Lee resolveu transformar os registros do projeto em NFT e doar o valor arrecadado à caridade. Esta é a primeira vez que o programador irá monetizar diretamente com a sua criação.

Segundo a casa de leilões, o token ERC-20 comporta arquivos com data e hora da criação do código original, uma visualização animada do projeto, uma carta do desenvolvedor e um pôster digital da programação.

“Este NFT é histórico e singular. Porém, o código para a web e seu uso, conhecimento, poder e potencial permanecerão abertos e disponíveis para todos nós. Assim, continuaremos a inovar, criar e iniciar a próxima transformação tecnológica”, disse a Sotheby’s em comunicado.

Os interessados poderão realizar os lances entre os dias 23 e 30 de junho. Além disso, o valor mínimo das negociações é de US$ 1 mil, um pouco mais de R$ 5 mil.

Futuro da internet

Quanto ao futuro da internet, Berners-Lee disse que não faz mais previsões desse cenário. No entanto, acredita que será um ambiente mais criativo e poderoso.

“Foi divertido voltar e revisar o código. É incrível ver as coisas que aquelas linhas de código [fizeram]. Com a ajuda de uma incrível equipe de colaboradores em todo o planeta, permaneceram no caminho certo para se tornar o que a web é agora. Eu nunca senti que poderia relaxar e sentar — como a web estava e está mudando constantemente. Ainda não é o melhor que pode ser: sempre há trabalho a ser feito”, disse o programador na carta anexada no NFT.

Leia também: SEC deve processar Tether e Binance Coin, diz procurador dos EUA 

Leia também: Gols da Eurocopa serão todos registrados em blockchain

Leia também: Token valoriza 360% e deixa Bitcoin comendo poeira 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.