Bitcoin SV sofre ataque e exchange bloqueia saques

A rede do Bitcoin SV (BSV) foi vítima de um ataque de reorganização de blocos, conforme relatou a Bitcoin Association na quinta-feira (8).

Como resultado, a rede agora está em risco de sofrer um ataque de gasto-duplo, o que levou a exchange Huobi a bloquear os saques e depósitos de BSV na sua plataforma. A informação foi divulgada na sexta-feira (9) pelo jornalista Colin Wu.

Associação identificou endereço dos atacantes

O ataque foi descoberto durante um monitoramento de rotina realizado pela Bitcoin Association. Nesta verificação, foi detectada uma reorganização de blocos na rede BSV.

Reorganização de blocos ocorre quando dois mineradores resolvem um bloco ao mesmo tempo, causando uma divisão temporária na rede. Normalmente, a rede escolhe qual dos blocos dará continuidade à blockchain e o outro bloco é descartado (bloco-órfão).

No entanto, pode haver uma redundância entre os blocos, o que permitiria a ocorrência do gasto duplo na rede. O BSV passou por uma reorganização em 2018, mas foi algo realizado pela equipe da criptomoeda.

Contudo, o evento atual é uma tentativa real de ataque. A equipe por trás do projeto conseguiu identificar um dos endereços responsáveis.

Segundo a nota, o endereço está associado a ataques de ransomware ao BSV, bem como ao Bitcoin (BTC) e ao Bitcoin Cash (BCH). Portanto, a equipe deduziu que este pode não ter sido um ataque isolado.

No entanto, a falha pode abrir espaço para que os hackers tentem realizar ataques de gasto duplo. Por conta disso, a Huobi suspendeu as operações com a criptomoeda. Atualmente, a exchange responde pela maioria do volume de negociação da BSV.

Vingança ou justiça poética?

A Bitcoin Association classificou o ataque como “ilegal” e afirmou que tomará as providências legais para encontrar os responsáveis.

“Desde o primeiro indício de atividade maliciosa, a equipe de infraestrutura do Bitcoin SV coletou e documentou dados relevantes para fornecer às autoridades competentes”, afirmou o comunicado.

Curiosamente, o ataque ocorre duas semanas após Craig Wright conseguir proibir a publicação do white paper do Bitcoin (BTC) no site Bitcoin.org. A medida judicial foi resultado da vitória de Wright – principal apoiador do BSV – na justiça do Reino Unido.

Apesar da coincidência, não há indícios de que o ataque seja alguma represália contra Wright e suas repetidas alegações de que é o verdadeiro Satoshi Nakamoto. Da mesma forma, não há indícios de que o ataque tenha a ver com a retirada do white paper.

Leia também: 4 tipos de traders e seus papéis no mercado de criptomoedas

Leia também: Veterano revela estratégia para lucrar com hard fork do Ethereum

Leia também: Bitcoin se beneficia da queda no preço do petróleo, diz veterano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.