BBC cancela exibição de documentário de ‘cripto-milionário’ no último instante; entenda
A BBC pretendia exibir em sua programação um documentário sobre um empresário que supostamente ficou milionário negociando criptomoedas. No entanto, pouco tempo antes de ir ao ar, a BBC teria cancelado a exibição.
Isso teria ocorrido após o jornal The Guardian levantar questões sobre algumas alegações centrais do documentário.
Conforme informou o próprio The Guardian, o programa “The Crypto-Millionaire” seria transmitido às 19h30 da noite de quarta-feira (9).
O documentário em questão conta a história de Hanad Hassan, um jovem de 20 anos de Birmingham que disse ter se tornado incrivelmente rico negociando criptomoedas.
De acordo com o filme, ele teria transformado um investimento de US$ 50 no início de 2021 em US$ 8 milhões no final daquele mesmo ano, sugerindo que ele obteve um retorno de investimento de quase 16.000.000% em apenas 9 meses.
A BBC também publicou um artigo intitulado “O cripto-milionário de Birmingham retribuindo”. A matéria afirma que o jovem pretende abrir um banco de alimentos para retribuir à sua comunidade.
“O Sr. Hassan agora quer usar sua riqueza para ajudar as pessoas. Uma criptomoeda que ele criou para apoiar a caridade já viu mais de £ 200.000 gastos em causas. Ele está procurando usar mais fundos arrecadados por sua moeda para realizar seus planos de banco de alimentos para sua cidade natal, Birmingham”, diz trecho da matéria.
Documentário do cripto-milionário
Ainda segundo o The Guardian, o documentário seguiu Hassan enquanto ele distribuía dinheiro para bancos de alimentos em Birmingham.
Entretanto, o The Guardian questionou à BBC se estava certa dos alegados retornos financeiros de Hassan .
Além disso, perguntou por que o material promocional do programa não mencionava que o projeto de criptomoeda de Hassan foi abruptamente encerrado em outubro, com muitos investidores insatisfeitos alegando que perderam dinheiro no negócio.
Então, a BBC disse que havia retirado o programa da grade. Mas não comentou sobre suas verificações editoriais.
“A BBC tem um histórico irregular de cobertura de criptomoedas e publicação de histórias sobre jovens empreendedores que ganham grandes quantias de dinheiro com o comércio online. Em outubro, a corporação promoveu infamemente o rápido aumento do preço de uma criptomoeda que usava o nome do programa Squid Game da Netflix , dias antes de seu preço cair em um aparente golpe”, completou o The Guardian.
Leia também: Metaverso Town Star anuncia Storehouse para todos
Leia também: McDonald’s chega ao metaverso com 10 pedidos de marca registrada
Leia também: Gala Games e Snoop Dogg lançam 1º álbum musical NFT da história com recompensas a compradores