Após Petro, Venezuela anuncia ‘bolívar digital’ que é físico

Depois de lançar a primeira criptomoeda emitida por uma nação, o Petro, a Venezuela anunciou que vai emitir agora o bolívar digital.

Ao contrário do controverso Petro, que seria apoiado por barris de petróleo da nação, a nova moeda digital anunciada pelo Governo é, na verdade, a antiga moeda. Confuso, não é? Mas é isso mesmo.

O Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou que vai eliminar seis zeros do bolívar, que agora será chamado de “bolívar digital”.

Contudo, não haverá será de realmente nada novo no projeto. Isso porque, ao contrário do que o nome sugere, o bolívar digital não funcionará como uma CBDC, ou moeda digital de banco central.

A moeda será apenas o mesmo dinheiro físico, mas agora, por ordem do governo, levará o nome “digital”. E, também por ordem do governo, tudo o que for expresso em bolívares deverá ser divido por 1 milhão.

Digital só no nome

De acordo com uma nota emitida pelo BCV, a medida entrará em vigor a partir de 1º de outubro. Com a “novidade”, o que antes valia 5 milhões de bolívares passa a valer 5 bolívares digitais.

“A introdução do bolívar digital não afeta o valor da moeda. O bolívar não vai valer mais ou menos, só que para facilitar seu uso está sendo realizado em uma escala monetária mais simples”, explicou a autoridade.

O BCV disse ainda que a nova moeda pode ser o início de um projeto para uma versão digital do bolívar.

Contudo, o banco central venezuelano descartou qualquer hipótese de isso ocorrer no curto prazo. Além disso, afirmou que versão digital do bolívar digital (parece pleonasmo, mas não é) não vai eliminar a emissão de dinheiro físico no país.

Para complicar mais, tanto o bolívar digital sem os seis zeros, quanto o bolívar com os seis zeros vão coexistir.

Bolívar digital

Atualmente, venezuelanos que fazem transferências entre diferentes bancos precisam esperar até dias pela liquidação dos fundos.

Porém, com a entrada em vigor do bolívar digital, transações desse tipo seriam quase imediatas. No entanto, o BCV não explicou porque isso ocorreria, já que o novo dinheiro não tem nada novo.

Considerando os outros dois processos de reconversão de moeda, o bolívar venezuelano já tem 14 zeros a menos. Assim, uma unidade do novo bolívar digital representa 100.000.000.000.000 de bolívares.

Leia também: ETFs de criptomoedas já atraem instituições brasileiras

Leia também: 5 ações que podem pagar dividendos acima da nova taxa Selic

Leia também: Fidelity compra 7,2% de mineradora de Bitcoin dos Estados Unidos 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.