Anonymous publica vídeo acusando Elon Musk de manipular o Bitcoin

Atualização, 6 de junho de 2021, 17h: o conteúdo de “Anonymous publica vídeo acusando Elon Musk de manipular o Bitcoin” recebeu novas informações, disponíveis ao final da matéria.

O grupo de hackers conhecido como Anonymous ameaçou Elon Musk em um vídeo publicado na sexta-feira (4). A ameaça menciona a manipulação de Musk sobre o preço do Bitcoin.

Além de duras críticas feitas ao bilionário, o grupo de hackers também afirma que o CEO da Tesla “sabotou” o Bitcoin para continuar recebendo subsídio governamental.

Ainda segundo o vídeo, Elon Musk sabe que a mineração de Bitcoin não é danosa como descrita por ele. Contudo, o bilionário não quis perder sua “fonte de renda”, referindo-se aos subsídios.

Créditos de carbono e Bitcoin

Após o vídeo abordar Elon Musk como apenas “um cara rico e narcisista”, a questão envolvendo Bitcoin é abordada.

Primeiramente, o grupo de hackers fala da relação da Tesla com créditos de carbono. De fato, governos ao redor do mundo têm incentivado fabricantes de automóveis a desenvolver veículos elétricos.

A iniciativa é uma tentativa de reduzir a poluição no globo, e tais incentivos são dados por meio de créditos de carbono. Assim, uma fabricante deve ter uma quantidade de créditos em um ano ou enfrentará problemas regulatórios.

Conforme explicado pela CNBC, governos dão créditos a veículos com “emissão zero” de gás carbônico, chamados de ZEVs. Quanto mais ZEVs forem produzidos em proporção aos veículos com emissão, mais créditos são concedidos pelos governos.

Uma vez que a Tesla fabrica apenas carros elétricos, ela sempre tem créditos de sobra. Justamente nesse ponto a fabricante lucra, já que os governos permitem que fabricantes comprem créditos de outras.

No vídeo, o grupo de hackers acusa essa de ser a principal fonte de renda da Tesla. De fato, conforme noticiado pelo CriptoFácil, a fabricante teve ganhos maiores comprando Bitcoins do que vendendo carros.

Contudo, a relação é confusa: Bitcoins da Tesla são comprados com dinheiro de subsídio dado pelo governo. Uma vez que a mineração de BTC impacta o ambiente, independente da intensidade, os conceitos são contrários.

É nesse ponto que o Anonymous acusa o bilionário de tentar se desvincular do Bitcoin. Ou seja, Musk tem medo de perder os incentivos governamentais.

O impacto real da mineração

O vídeo então aborda brevemente como as discussões acerca da mineração de Bitcoin possuem diferentes camadas de complexidade. Desta forma, é imprudente apenas levantar o discurso de “Bitcoin é ruim para o meio ambiente”.

Um dos exemplos mencionados no vídeo envolve a compra de energia produzida em excesso por companhias de energia por mineradores. Em outras palavras, uma energia que seria descartada foi aproveitada pela mineração de Bitcoin.

O Anonymous acusa Elon Musk de saber sobre essas questões, todavia, ele propositalmente ignorou conhecer sobre o tema publicamente “quando sua principal fonte de renda foi ameaçada”.

Centralização do Bitcoin

Ainda, o Anonymous acusa Elon Musk de tentar centralizar o Bitcoin por meio do “conselho de mineração” criado por ele e Michael Saylor, CEO da MicroStrategy.

Segundo o vídeo, a criação de um grupo como esse é vista como “uma clara tentativa de centralizar a indústria e controlá-la”.

As acusações envolvem ainda a manipulação do mercado por meio de publicações no Twitter, prejudicando o investidor médio. O grupo de hackers pondera o fator de risco apresentado pela volatilidade das criptomoedas, mas argumenta:

“Parece que suas brincadeiras com criptomoedas destruíram vidas. Milhões de investidores do varejo contavam com seus ganhos com criptomoedas para melhorar suas vidas. […] Claro, eles se arriscaram quando investiram e todos sabem que é necessário estar preparado para as volatilidades das criptomoedas. Contudo, seus tweets feitos nesta semana mostram uma clara desconsideração pelo trabalhador médio. […] Enquanto pessoas perdem dinheiro, você zomba delas com memes enviados de dentro de uma de suas mansões milionárias.”

Por fim, o vídeo é concluído com uma ameaça feita pelo Anonymous:

“Você pode achar que é a pessoa mais inteligente na sala, mas agora você encontrou um concorrente a altura. Somos Anonymous. Somos uma legião.”

Informações contrárias

Embora o perfil do Anonymous no Facebook tenha assumido a autoria por trás do vídeo, dois famosos perfis do Twitter ligados ao grupo negaram a autoria.

A informação foi trazida por Davey Winder, repórter da Forbes. Até o momento de atualização desta matéria, os perfis BscAnon e YourAnonNews negaram que o grupo tenha enviado uma mensagem a Elon Musk.

Esta matéria será atualizada conforme mais informações sobre o caso são disponibilizadas.

Leia também: Elon Musk é proibido pela SEC de falar sobre 9 assuntos no Twitter

Leia também: GTA 6 pode contar com recompensas em Bitcoin por missões

Leia também: Famosa cantora vende NFT de sexo por mais de R$ 1 bilhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.