Índia e Arábia Saudita consideram negociar em Yuan Digital com a China

A Índia e a Arábia Saudita estão considerando deixar de usar o dólar americano em transações envolvendo petróleo, conforme revelaram representantes dos países recentemente.

De acordo com as declarações, a intenção é deixar de usar a moeda americana e passar a usar o yuan digital (e-CNY) para negócios internacionais.

Como o maior importador líquido de petróleo do mundo, a China compra cerca de 25% de seu petróleo da Arábia Saudita. Mas, devido à guerra e às sanções, o uso do dólar americano tornou-se um problema.

Agora, as nações vêm procurando alternativas para fugir da hegemonia da moeda americana nas transações comerciais.

Nesse sentido, especialistas declaram que a troca do dólar pelo Yuan Digital pelas principais economias para a venda de petróleo significaria uma grande mudança nas realidades geoeconômicas. Consequentemente, poderia vir a ser a maior mudança econômica do século.

Além disso, a mudança também traria um grande desafio global. Isso porque o comercio mundial tem sido dominado pelo dólar americano desde a colapso do sistema de Bretton Woods em 1973.

Fim da hegemonia do dólar

Dessa forma, o domínio do dólar dos EUA, que tem sido um dos principais impulsionadores de seu status de moeda de reserva mundial, pode ser reduzido à medida que vários países buscam alternativas para negócios transfronteiriços.

“Naturalmente, a moeda da China está sendo cada vez mais usada como moeda de reserva”, disse Ray Dalio, fundador do maior fundo de hedge do mundo, Bridgewater Associates.

Ainda segundo o investidor bilionário, a China está ativa em uma mudança na atual ordem mundial e busca com o e-CNY estabelecer um novo padrão global de comercio adaptado a era digital.

Como uma das maiores economias do mundo, a Índia está seguindo os passos da China para emitir uma rupia digital até 2023. E, no mesmo caminho, segue a Arábia Saudita, que desde 2019 anunciou planos de emissão de uma CBDC.

Tanto Índia quanto Arábia fazem parte do Projeto Ponte de Moeda Digital do Banco Central Múltiplo (m-CBDC) (anteriormente conhecido como Projeto Inthanon-LionRock) lançado em fevereiro de 2021, e que também conta com a China.

O projeto m-CBDC visa, entre outras coisas, facilitar transações de pagamento versus pagamento em moeda estrangeira em tempo real em um contexto multijurisdicional, em 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Leia também: Analista prevê alta de 60% para criptomoeda ‘rival’ do Ethereum

Leia também: China oferece prêmio de US$ 25.000 para quem denunciar mineradores de Bitcoin

Leia também: Em novo rally, Bitcoin chega a US$ 44 mil. ETH, BNB, ADA, SOL, SHIB sobem até 3%. AXS sobe 13% e se torna o melhor investimento do dia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.